Saiba o que é a distribuição porta a porta e quais os seus benefícios

terça-feira, 12 abril 2022

A distribuição porta a porta, principalmente voltada ao e-commerce, contribuiu para elevar o Brasil em 10 posições no ranking mundial que classifica os países pelo grau de preparação no comércio digital no B2C

De acordo com o Índice Mundial de Comércio Eletrônico de 2020 (período mais recente avaliado), da Unctad – Agência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, o Brasil subiu dez posições e alcançou o 62º lugar na classificação de 152 países pelo seu grau de preparação no comércio digital entre empresas e consumidores (B2C).

O País, que estava em 72º no ano de 2010, subiu 10 posições devido ao que a agência chama de “confiabilidade fiscal”. Ainda de acordo com o relatório, o B2C no Brasil teve faturamento de US$ 20 bilhões.

Nessa relação B2C a distribuição porta a porta (ou door to door) ganha protagonismo, uma vez que a encomenda é coletada diretamente no embarcador e entregue na porta do comprador; essa solução abarca etapas comuns na logística para fazer chegar o produto no destino acordado.

A Le Translog, referência também na distribuição porta a porta preparou esse artigos para responder as principais dúvidas que cercam a atividade e seus benefícios, confira:

O que é, quais as etapas compreende e quando é recomendada a distribuição porta a porta?

No serviço de distribuição porta a porta todas as movimentações da carga são de responsabilidade de um único operador logístico, que também engloba todos os processos contratuais e burocráticos da operação, da coleta na porta do embarcador até a entrega na porta do comprador.

Muitas etapas compreendem a distribuição porta a porta, e vão além da coleta no fornecedor da mercadoria, o cumprimento à legislação vigente, a armazenagem da carga, compreende o deslocamento da mesma pelo tráfego rodoviário e a entrega efetiva no seu destino final, nas mãos do comprador.

O serviço é a solução ideal quando há a necessidade de entregar pequenos volumes com segurança e eficiência. É uma operação complexa e requer grande expertise da empresa de logística.

A estratégia também é recomendada para operações que demandam mais conhecimento, como importações e exportações. Principalmente porque transpor a burocracia brasileira não é uma tarefa fácil, é preciso ter conhecimento sobre vários trâmites legais para que não haja atrasos ou suspensão de processos.

Com uma empresa especializada na operação quem contrata a distribuição porta a porta pode se dedicar integralmente ao core business do seu negócio, enquanto a contratada executa todas as etapas até a entrega final, com agilidade e segurança.

Quais os benefícios das operações de entrega porta a porta?

Além de ser um serviço que entrega praticidade, a distribuição porta a porta traz benefícios importantes para os negócios das empresas. Destacamos aqui os principais:

  • Informação centralizada – com a contratação da distribuição porta a porta a interlocução é facilitada e centralizada, com o gestor de logística detendo todas as informações da cadeia logística;
  • Menores custos e tempo reduzido – Como o serviço é executado por uma única empresa que concentra todos os volumes a serem distribuídos, uma negociação mais atrativa é possível. A operação também acontece em menor tempo, garantindo eficiência, agilidade e confiabilidade;
  • Otimização das etapas – em uma distribuição porta a porta o gestor logístico tem uma visão macro do processo logístico, o que lhe permite otimizar todas as etapas, em comunicação efetiva com os envolvidos na operação para, por exemplo, prevenir falhas;
  • Melhores negociações – a operação não requer um alto custo para serviços de importação ou exportação, e com uma empresa especializada com parceiros consolidados a probabilidade de conquistar uma negociação diferenciada é muito maior.

Quais são as características desse serviço?

Primeiro, a distribuição porta a porta se configura como um serviço mais humanizado, com o entregador da empresa em contato direto com o destinatário, o que impacta de forma positiva na experiência do consumidor, que tem seu produto no prazo e em perfeito estado.

A solução é recomendada para o envio de pequenos volumes de documentos, brindes, revistas e jornais, presentes, flores, etc.

Mesmo com a praticidade de fazer chegar pequenos volumes direto no destinatário, a operação não é uma tarefa fácil, pois agrega diversos procedimentos que precisam estar muito bem estruturados e planejados para que serviço atendas às expectativas dos clientes. 

Qual o papel das tecnologias na eficiência da distribuição porta a porta?

Com a pandemia aumentou a necessidade das pessoas de receberem bens na porta de casa, com velocidade, custo acessível e no melhor caso, no horário combinado e, nesse sentido a tecnologia permitiu esta rápida adaptação das empresas de logística.

As ferramentas tecnológicas além de aumentar a produtividade das empresas e da cadeia logística, traz maior visibilidade, inclusive para os consumidores, focando em entregar o que ele enxerga de valor. No mercado de Internet das Coisas (IoT), os EUA por exemplo, têm algo em torno de 50% dos veículos comerciais já com sensores instalados para aumentar a produtividade.

As tecnologias mais modernas permitem rotas muito mais precisas, ajustadas ao trânsito atual, comunicação em tempo real com entregadores e clientes finais, políticas de prevenção a acidentes e manutenções desnecessárias, seleção de postos de combustível, automatização de fluxos de trabalho, entre outros.

São ferramentas que unem a computação em nuvem e dispositivos conectados via internet, unindo a telemetria à IoT para acompanhar à distância a operação, em tempo real, o que permite tomar decisões mais rápidas e que otimizam o serviço.

Lembre-se que os clientes também passaram por uma evolução e a tecnologia é essencial para que as empresas de logística também evoluam. Quem conseguir implementar estas ferramentas, alterar processos e cultura organizacional sairão na frente. 

A Le Translog, empresa referência no transporte rodoviário de cargas, com certificação ISO 9001 e licença da Polícia Federal, realiza o transporte de cargas gerais e o transporte de insumos agropecuários, nas categorias carga lotação e consolidada, e é destaque no serviço de distribuição porta a porta, com coleta, roteirização e entrega, com tecnologia e equipe qualificada.